Jabes ´dispara metralhadora´ e critica do Reúne, a servidores e secretários
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, amanheceu esta terça-feira disparando a sua "metralhadora giratória". E atingiu do Reúne Ilhéus ao seu próprio secretariado. Ao participar de um programa de rádio - O Tabuleiro - na Conquista FM, Jabes criticou a postura de estudantes que participaram da Audiência Pública que serviu para apresentar o relatório da Fipe sobre a tarifa do transporte coletivo em Ilhéus e jogou no colo do movimento "Reúne Ilhéus" a responsabilidade pelos incidentes ocorridos no plenário da Justiça Federal e nas ruas próximas, que resultaram numa ação repressiva da Polícia Militar. "Poderiam até não gostar (do resultado). Mas era preciso entender que o (estudo) que foi feito foi bem feito", disse o prefeito.
Para Jabes o fundamental neste momento em que o relatório aponta para a necessidade de um reajuste na tarifa, mas considerando efetivamente a melhora do serviço prestado, "é preservar o interesse da sociedade". O prefeito descartou subsidiar a tarifa e disse que o que ela precisa é "ser justa" cobrando "um valor mínimo necessário combinado com a melhoria gradativa do serviço".
Durante a entrevista Jabes Ribeiro também falou sobre um sentimento de uma nova greve que toma conta do servidor, que se organiza para cobrar algumas reivindicações do governo e não descarta a possibilidade de novas paralisações. "Da outra vez fui paciente. Mas é só começar uma greve que corto o ponto logo no primeiro dia", ameaçou.
Sobrou até para o secretário de Saúde, José Antônio Ocké. Jabes anunciou a reabertura de um posto de saúde. E ressaltou: "Desta vez não fui fazer graça. Fui botar pra funcionar. Não adianta me chamarem para inaugurar e funcionar só depois". Recentemente, no bairro do Banco da Vitória, o prefeito se recusou a inaugurar, no momento da solenidade, um posto de saúde, alegando que estaria inaugurando algo ainda sem condições de funcionamento. A decisão foi constrangedora. O prefeito retornou para a cidade sem cortar a fita diante de uma população que foi testemunhar o ato.
Sobre mudanças no secretariado, Jabes também disparou. "Em um ano já deu para eu ver muita coisa. Algumas coisas vou ter que mudar. Claro que vou levar em conta a falta de dinheiro para algumas iniciativas dos secretários na hora de tomar a decisão", assegurou. O momento engraçado da entrevista ficou por conta de um equívoco do prefeito. Em determinado momento ele começou a elogiar o Reúne Ilhéus. Foi então corrigido pelo apresentador Vila Nova: "O senhor está se referindo ao Aleluia Ilhéus, prefeito. Não ao Reúne Ilhéus". Os dois sorriram.